top of page
Posts Recentes

Feliz Aniversário Stan Lee e um pouco de história.

Neste domingo, 28, um dos maiores ídolos do mundo dos quadrinhos e com certeza uma das pessoas que nós do MaSam mais admiramos completa mais um ano de vida. Stan Lee faz hoje 92 anos.

Stanley Martin Lieber nasceu em Nova Iorque em 1922, filho de Jack e Celia Lieber, ambos imigrantes judeus da Romênia. Seu irmão mais novo Larry também fez carreira no mundo dos quadrinhos.

Stan Lee gostava de escrever desde pequeno, seu sonho na adolescência era escrever um grande romance. Lee se formou na escola com 15 anos e depois trabalhou escrevendo obituários em jornais, entregando sanduiches no Rockfeller Center, como office-boy em uma fábrica e como lanterninha na Broadway.

Ainda na adolescência trabalhou na Timely Comics (que mais tarde se tornou a Marvel Comics) com Martin Goodman . Seu primeiro trabalho publicado foi uma página para preencher texto na revista Capitão América em 1941 e ele assinou como Stan Lee pois não queria ter seu nome associado à quadrinhos.

Depois da Segunda Guerra Mundial (na qual Lee serviu), uma campanha de decência começou a culpar os quadrinhos por corromper os jovens com imagens violentas e de conteúdo sexual. Eventualmente as editoras de quadrinhos adotaram o restringente Comics Code Authority.

Já em 1950, a DC Comics reanimou o segmento de super-heróis com o super time Liga da Justiça. Em resposta Martin Goodman deu a Lee a tarefa de criar um time de super-heróis novo. Lee estava com 40 anos na época e já se considerava velho para somente escrever quadrinhos de super-herói estereotipados. Foi então que sua esposa Joan sugeriu que ele deveria criar seus próprios heróis, ao seu modo. Se desse errado não teria problema, ele já pensava em abandonar a carreira.

Com a ajuda de Jack Kirby Lee deu a seus novos super-heróis sentimentos reais. Ficavam mal humorados, melancólicos, cometiam erros humanos, tinham de pagar contas e até ficavam doentes fisicamente. As vendas dos quadrinhos aumentaram drasticamente. Agora não era apenas os pré-adolescentes que liam quadrinhos. Agora jovens e adultos se interessavam pelos super-heróis.

O primeiro trabalho de Lee e Kirby foi o Quarteto Fantástico, e com a revista número 1 do Quarteto Fantástico a Timely passou a se chamar Marvel Comics. A popularidade do grupo de super-heróis fez com que Lee e os ilustradores da Marvel produzissem novos títulos como o Incrível Hulk, Homem de Ferro, Thor e os X-Men (em parceria com Jack Kirby), Demolidor (com Bill Everett), Doutor Estranho e o personagem de maior sucesso da Marvel; Homem-Aranha, criado com Steve Ditko.

Homem Aranha-acervo de heróis MASAM

​​

Na década de 1960 Stan Lee coordenou a arte e edição da maior parte dos quadrinhos da Marvel, moderou a sessão de cartas, escreveu muito material promocional e escrevia uma coluna mensal chamada “Stan’s Soapbox”. Sempre assinando com a palavra que é sua marca registrada “Excelsior!”.

bottom of page